CONFERÊNCIA 1 – RPCFB

Políticas Públicas e Fomento no campo da Fotografia

Aniversário 10 Anos da RPCFB

11 e 12 de dezembro de 2020

Como fomentar o setor de fotografia em tempos de isolamento social e uso de novas tecnologias?

A Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil organiza a sua primeira conferência temática online. Os temas escolhidos são “As diversas formas de fomento da cultura e as especificidades das artes visuais e da fotografia” e “As relações institucionais da Rede com os mecanismos de Estado e com os demais setores das artes visuais e segmentos das artes”. O objetivo da direção executiva e o GT de Fomento é o de criar um plano de trabalho da Rede no campo do fomento da cultura considerando a nova realidade de confinamento e utilização de novas tecnologias de engajamento virtual.

No primeiro dia de conferência, mesas temáticas foram pensadas para estabelecer um diálogo entre a REDE e convidados especiais, ligados ao campo do fomento da cultura e da fotografia, numa troca de vivências e experiências acumuladas durante esse período de mudança de paradigmas em função da pandemia. São mesas expositivas nas quais A REDE convida Secretários de Cultura de Estado, especialistas do campo de pesquisa da economia criativa e gestores de instituições públicas e privadas, para compor um panorama de experiências vivenciadas durante esse período.

O segundo dia está reservado para plenárias de escuta nas quais os membros da REDE se inscrevem para discussão e formulação de propostas para o plano de trabalho da REDE para os próximos dois anos. As sessões da plenária de escuta tem dois temas bem específicos. Fomento em ambiente de isolamento social, novas tecnologias e a atuação da Rede e Políticas públicas para as artes visuais e para a fotografia e haverá inscrição previa para aqueles que desejam participar e se pronunciar.

Na programação da Conferência ainda estão previstas duas rodas de conversas. Uma sobre a trajetória de fotógrafos falecidos recentemente e outra sobre os desafios de fomento da produção fotográfica por fotógrafos das periféricas e dos povos indígenas.

Durante a Conferência a Direção da REDE, também está programando comemorar os dez anos da criação da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil, homenageando pessoas cujas trajetórias e inciativas foram fundamentais para a criação de uma ambiência que permitiu o nascimento e o fortalecimento da atuação da RPCFB.

Prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro a organização da Conferência está na fase final de confirmação dos convidados das mesas. A programação completa será divulgada em breve, assim como as instruções para a participação dos integrantes da REDE.

Participação nas plenárias: Plataforma Zoom

Transmissão das mesas: Facebook ou Youtube da RPCFB

Veja a programação completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *