Convidados Mesa 2 – 11 de dezembro

DIA 11/12 – Sexta-Feira

17h15 – 18h30MESA 2 – A importância da atualização da Pesquisa “O fazer cultural na Fotografia Brasileira”.

Mediação: Carmen Negrão (RPCFB)

Acompanhe pelo Facebook ou Youtube da RPCFB

Carlos Paiva

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia, assessor do Teatro Castro Alves, titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Salvador e pesquisador do Observatório de Economia Criativa da Bahia.

Ana Letícia Fialho

Gestora cultural, professora e pesquisadora. Atualmente é Assessora vinculada à Reitoria da Universidade de São Paulo para o Projeto do Novo Museu do Ipiranga. Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 2019 a 2020. Fez Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Arte e da Linguagem na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS/Paris, Mestrado em Gestão Cultural na Universidade de Lyon II e Bacharelado em Direito na UFRGS. Foi Diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura de 2016 a 2018, Gerente Executiva e Consultora do Programa Cinema do Brasil entre 2007 e 2019, Consultora em Inteligência Comercial e Coordenadora de Pesquisa do Programa Latitude/Associação Brasileira de Arte Contemporânea entre 2012 e 2019 e Curadora Executiva do Fórum Permanente de 2007 a 2013. Participou de diversas publicações, entre elas, Sociologia das artes visuais no Brasil (Ed. SENAC, 2012), O valor da obra de arte  (org. GRACA-COUTO, Ronaldo, Metalivros, 2014);  Art et société : Recherches récentes et regards croisés, Brésil/France. (org. QUEMIN, Alain: VILLAS BÕAS, Gláucia., 1ed.Marseille: OpenEdition Press, 2016) . É co-organizadora, com Leandro Valiati, do Atlas Econômico da Cultura Brasileira (MINC/UFRGS, 2017), finalista do prêmio Jabuti em 2018.

Cláudio Lins de Vasconcelos

Advogado, com mais de 20 anos de experiência em assessoria e representação jurídica, em especial em questões relacionadas com a aquisição, gestão e transferência de direitos de propriedade intelectual, contratos civis e administrativos, parcerias intersetoriais e em diversas áreas do direito empresarial. Ao longo desse tempo, participou da negociação e execução de um grande número de projetos de alta complexidade, inclusive em escala internacional.

É doutor em Direito pela pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) e mestre em Direito pela University of Notre Dame (Notre Dame, IN, EUA). Entre outras posições, foi secretário nacional de economia da cultura do Ministério da Cultura (Brasília, DF), consultor do Banco Mundial (Washington, DC, EUA); advogado de Tozzini e Freire (São Paulo, SP, Brasil); e assessor adjunto de assuntos internacionais do Ministério da Justiça (Brasília, DF, Brasil). Entre 2002 e 2011, dirigiu o departamento jurídico da Fundação Roberto Marinho (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

É professor da pós-graduação lato sensu em direito da propriedade intelectual da PUC Rio, tendo sido professor adjunto do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, professor-visitante dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e professor assistente da Universidade Cândido Mendes, entre outras atividades de ensino e pesquisa.

Foi presidente da Comissão de Direitos Autorais, Intelectuais e do Entretenimento da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ e é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI. Autor de diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior e do livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, editado pela Lumen Juris, atualmente na segunda edição.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *