Créditos – O que é?

AGORA NÃO TEM MAIS DESCULPA PARA NÃO COLOCAR OS CRÉDITOS!


Hoje, o ‘textão’ da nossa legenda não é diretamente para o fotógrafo que nos acompanha, mas sim para as pessoas que seguem esse profissional e normalmente publicam suas imagens na internet e principalmente nas redes sociais.


Sabemos que muitos de vocês não faziam ideia de que, por de trás do trabalho de qualquer artista, existe uma LEI que proteja a autoria do seu trabalho (pesquise por Lei dos Direitos Autorais). E um dos artigos (acho que é esse o termo correto) define que, para publicar o conteúdo produzido por alguém (imagem, vídeo, áudio, texto e etc) é preciso, primeiro, da autorização do AUTOR e em segundo lugar, DAR OS CRÉDITOS a autoria do material publicado. Está na LEI, portanto é OBRIGATÓRIO.


Tendo conhecimento dessa informação, é preciso esclarecer então que DAR OS CRÉDITOS não é apenas UM FAVOR ou UMA CORTESIA em forma de agradecimento. É importante também saber que creditar um trabalho NÃO É, em hipótese alguma, UMA MOEDA DE TROCA, ou seja, o trabalho de um profissional não pode ser ‘pago’ com OS CRÉDITOS, proposta que recebemos quase que diariamente. E por fim, por ser CONSTITUCIONAL, não julgue ou critique um profissional quando ele solicitar os créditos em alguma publicação em que não foi creditado (mesmo que tenha sido apenas uma falha ou esquecimento), pois NÃO É FRESCURA, é um DIREITO.


Agora, queremos fazer um pedido muito ESPECIAL. Quando publicar algo que outra pessoa produziu, não dê os créditos apenas porque é uma OBRIGAÇÃO, faça porque você ACREDITA, RESPEITA, VALORIZA e INCENTIVA o trabalho desses profissionais que se dedicam a fazer o melhor e que o resultado desse empenho, e porque não TALENTO, te ajudam (de alguma forma) a alcançar e se conectar com mais pessoas, ajudando você ou seu negócio a crescerem.
.
E uma última linha com um recadinho para os fotógrafos, principalmente os que tem equipe, faça o mesmo por eles, DÊEM OS CRÉDITOS PARA OS 2º, 3º, 4º fotógrafos e profissionais (assistentes, maquiadores e etc) que ajudaram nos trabalhos realizados. Combinado?!

Texto: Papo de Fotógrafo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *