Serviço: 2º Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem da Universidade de Brasília 

Em agosto, mês da Fotografia, UnB promove o 2º Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem Os cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam, de 18 a 20 de agosto, o 2º Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem da Universidade de Brasília. 

O evento tem como tema “A paisagem como narrativa: quando a imagem inventa o espaço”, acontece virtualmente pelo canal da FAC-UnB no Youtube, e será também um curso de Extensão aberto ao público para quem quiser se inscrever. A paisagem nasce como um elemento secundário até sair da mera posição de cenário e se estabelecer como gênero na pintura que assumiu várias configurações atravessando movimentos artísticos e manifestações da cultura visual. Do Classicismo aos cartões postais, do Romantismo à Ecologia, do Barroco ao Instagram, do Modernismo à publicidade, o espaço foi filtrado por grades cognitivas que permitiram ver tanto a paisagem ao redor, quanto um espaço internalizado que procurava fora do espectador os ecos de uma cultura acumulada. 

Nesse contexto, o colóquio reunirá pesquisadores e artistas locais (da UnB, UCB, UniCEUB) e de outras instituições nacionais e estrangeiras (UFRJ, UFMG, PUC-GO e UNIFESP, Université Paris 8, University of Vienna, Boston College), para refletir sobre quais seriam as questões levantadas pelas aparições da paisagem mais recentes, da cultura visual das redes sociais às instalações que recriam novas formas de falar sobre o espaço ao redor, passando também pelo cinema e pela fotografia. 

De acordo com os organizadores do evento, a Profa. Dra. Susana Dobal (FACUnB) e o Prof. Dr. Rafael Castanheira (UCB), “a paisagem continua a traduzir maneiras como o espaço se configura como ideal, como denúncia, ou como possibilidade de engendramento e pertencimento a um cenário. Estudá-la seria uma forma de refletir sobre nossas experiências com o espaço, traduzidas em imagens, para melhor ocupa-lo”

São convidados a participar do evento estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de Comunicação, Fotografia, Cinema, Artes. Um portfólio de pesquisadores que têm uma produção visual é também apresentado no site do evento como testemunho de que a pesquisa sobre o tema da paisagem pode ser traduzida tanto em texto acadêmico quanto em imagens. A identidade visual do evento, o site e a divulgação em diversas plataformas nas redes sociais foram realizados pelos alunos de graduação da Faculdade de Comunicação da UnB. O Colóquio é promovido pelo Grupo de Pesquisa Narrativas e Experimentações Visuais, certificado no CNPq.

Serviço: 2º Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem da Universidade de Brasília 

Data: 18 a 20 de agosto de 2021 

Informações e inscrições Aqui

Transmissões pelo canal da Faculdade de Comunicação da UnB no Youtube – Link acesso  

Contato: coloquiopaisagem2021@gmail.com Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *