Grupo de estudos Casa Alagoana da Photografia

A CAPh Casa Alagoana da Photografia -está com inscrições abertas para participação no Grupo de Estudos.

Formulário para inscrição :

https://forms.gle/D6gBojvCbRGMcKdeA

A Casa Alagoana da Photografia – CAPh – será um espaço, incialmente virtual, para discussão sobre a fotografia alagoana, ou feita em Alagoas, que tem como finalidade o fomento da cultura fotográfica no Estado, a partir do conhecimento e reconhecimento da fotografia produzida por alagoanos, natos ou radicados

Sobre o coordenador do Grupo de Estudos da Caph:

Francisco Oiticica Filho é bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ. Começou a atuar efetivamente na fotografia quando se transferiu para Maceió, em 1993/94. Lecionou Fotografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já tendo concluído o Mestrado em História e Crítica da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na UFAL, permaneceu por 6 anos, lecionando também Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada e Estética e Cultura de Massa. Em fins de 1999, foi convidado a lecionar na Universidade Stendhal Grenoble III, França, onde também realizou parte do Doutorado em Literatura, defendido na UFAL em 2004. Atua na área da fotografia criativa e autoral, fazendo o que considera um jogo de linguagem em suas fotografias, sob influência das artes plásticas e da literatura, com “trocadilhos visuais”, embaralhando o real e a sua representação.

Programação

1. GRUPO DE ESTUDOS: serão módulos virtuais com um encontro por mês.

2. CONTEÚDO:

1º Encontro: 15/05/2021 – Discussão do vídeo apresentado: Este vídeo serve de base para todos os encontros, tendo como propósito assentar as bases de discussão sobre a possibilidade de se afirmar uma fotografia alagoana, indo além, também discorrendo sobre qual posição tomar o fotógrafo que queira realizar uma fotografia criativa.

2º Encontro: 19/06/2021 – Discussão sobre alguns exemplos de realização da fotografia alagoana e a sua inserção no panorama nacional.

3º Encontro: 17/07/2021 – Discussão sobre o resultado dos exercícios de fotografia propostos ao grupo de estudos.

Horário: das 15 às 17h
Plataforma Zoom

Maiores informações no Instagram https://www.instagram.com/caphmaceio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.