Quem Somos

A Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil – RPCFB conta com 300 filiados, representando 101 iniciativas culturais, em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal. Nasceu em 2010 dentro de um movimento por valorização e fortalecimento das atividades de produção cultural no campo fotográfico e para formulação e aperfeiçoamento de propostas para políticas públicas nos campos da memória e preservação de acervos; formação; projetos socioculturais; produção; difusão; crítica; pesquisa; curadoria; e demais assuntos que envolvam o fazer e o pensar fotográfico.

Breve Histórico

Em Carta ao então Ministro do Estado da Cultura os produtores culturais presentes no 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia, realizado no 5º Paraty em Foco, nos dias 25 e 26 de setembro de 2009, decidiram pela criação da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil”. … Naquele momento pretendia-se contribuir para o …” melhor entendimento das questões relativas à área, como a educação, difusão, produção material e intelectual, memória, serviços, formação de público e inteligência de mercado, no sentido de somarmos esforços na definição de um programa efetivo de apoio à fotografia no Brasil”.

“A fotografia tem como especificidade o fato de ser a mais universal de todas as formas de representação do mundo visível, porque ela é praticada e consumida por todos. Ela é produto, informação, expressão, daí ser tão difícil e complexa uma representação ampla da produção e do fazer fotográfico”.

Carta de Paraty, 26 de setembro de 2009.

Reunidos em Brasília, em maio de 2010, mais de 100 produtores culturais de todas as regiões do país, organizados em Grupos de Trabalhos formularam e aperfeiçoaram propostas de políticas públicas nos campos da memória e preservação de acervos; formação; projetos socioculturais; produção; difusão; crítica; pesquisa; curadoria; etc.  Momento de conhecimento, criação e fortalecimento de conexões entre produtores dos diversos campos e regiões do país, gerando novos fluxos de produção e reflexão. Estava oficialmente criada a Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil – RPCFB.

Agora em 2020, já são 10 anos de experiências acumuladas em vários encontros nacionais e assembleias, nas quais a RPCFB tem amadurecido seus propósitos de estruturação de seu espaço de trocas e articulações com a força de uma associação nacional. I Encontro e Assembleia em Brasília, 2010; I ENEFOTO em Belém – PA, 2012; II Encontro e Assembleia em Fortaleza – CE, 2013; II ENEFOTO em Salvador – BA, 2014; Assembleia no Valongo Festival em Santos – SP, 2016 e Assembleia em São Paulo – SP, 2019.

As iniciativas da RPCFB ao longo desses anos podem ser percebidas em vários aspectos da produção cultural da fotografia brasileira. O próprio movimento que a criou em 2010 já exerceu uma imensa influência entre os profissionais, na medida em que para conquistar um espaço significativo nas políticas culturais do efervescente MINC da época, foi necessário um processo de reflexão e debate a respeito dos inúmeros campos do fazer fotográfico. Um efeito imediato do movimento de criação da RPCFB foi a restauração do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, que voltou a acontecer nos anos de 2010, 2012, 2011, 2013, 2014 e 2015.  

Ainda no campo das políticas públicas, a RPCFB participou de 4 editais da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura), elegendo 4 representantes de 2013 a 2020, onde continuamos a ser representados. Participou também do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural), ocupando ativamente estes espaços de participação e de formulação de políticas públicas. 

A RPCFB apoia ou é parceira na maioria dos Festivais de Fotografia do país. Promoveu dois ENEFOTOS – Encontro Norte e Nordeste com o objetivo de fortalecer a integração dos grupos locais no fomento de políticas dentro do campo, em seus respectivos Estados (2012/2014). 

A RPCFB busca sempre estar realizando diagnósticos do campo fotográfico no sentido de formular propostas de atuação.

Destaques:

RPCFB – O fazer cultural na Fotografia Brasileira (2011), para nortear políticas públicas municipais, estaduais e federais no campo fotográfico, pesquisa e publicação do catálogo.

– Pesquisa sobre Festivais do Brasil nos anos de 2016 a 2017, apresentada no Encontro de Festivais, ocorrido em Fortaleza em 2018. Os resultados comprovam a potência desta atuação: Período 2016 a 2017: 18 Festivais em 10 Estados, com produção de 362 atividades, 487 workshops, atingindo um público de 3.025 inscritos em workshops e palestras e 393.900 visitantes nas exposições.

Desafios da RPCFB

O fazer cultural no Brasil, passa por imensos desafios, como o desmonte do Ministério e das políticas culturais, cortes de verbas, criminalização de manifestações artísticas, assim como o retorno da censura, especialmente nas instituições vinculadas ao poder público.  A atuação da RPCFB se dá neste cenário. Alguns festivais e eventos fotográficos estão com imensa dificuldade para serem realizados e a falta de recursos é comum na maior parte do país. Mais recentemente ainda enfrentamos todos os desafios advindos da pandemia do Coronavírus e da necessidade do isolamento social.

A atual Diretoria Executiva da gestão 2019-2022, trouxe a proposta de trabalhar da maneira mais capilarizada possível e a própria construção da Assembleia de outubro de 2019 já foi um exercício de uma nova prática. Nossos grandes encontros presenciais estão ameaçados pela falta de recursos e realizar um encontro baseado na Plataforma Zoom foi uma estratégia de criação de alternativas de atuação. A construção da Assembleia exigiu um trabalho de corpo a corpo, de formação de grupos locais e tivemos um total de 108 pessoas.  Participaram filiados dos Estados: AL – Maceió / AM – Manaus / AP – Macapá / BA – Salvador / CE – Crato Fortaleza / DF – Brasília / GO – Pirenópolis / MA – São Luiz / MG – Belo HorizonteJuiz de Fora / PA – BelémSantarém / PE – Recife / PR – Curitiba / RJ – Rio de Janeiro / RN – Natal / RR – Boa Vista / RS – CanelaPorto Alegre / SC – Florianópolis / SE – Aracaju / SP – ABC PaulistaCampinas Hortolândia São Paulo.   A busca em realizar uma gestão compartilhada onde os Grupos de Trabalho exercem um papel preponderante, fortalece o conceito de que a Rede é o conjunto de todos os seus componentes, que nada virá pronto, como numa instituição. A Rede será o resultado do movimento interconectado de todos. Buscar pensar global e agir local. Pensar local e agir global.

INICIATIVAS COMPONENTES DA RPCFB – 2020                                                   

ABRAFOTO – Associação Brasileira de Fotógrafos, SP

Agência Amazônia de Comunicação, PA

Além do Olhar – Fotografia, SP

Alfabetização Visual, SP

Amazônia Real, AM

Analândia Cidade Fotográfica, SP

Associação de Fotógrafos e Cinegrafistas Fototech, SP

Associação Fotoativa, PA

Associação Roraimense de Fotografia, RR

Ateliê Jupati, PA

Ateliê Oriente, RJ

BC Foto Festival 5ª Edição, SC

Belém Photos Galeria, PA

Brazimage, SP

Câmera Lúcida, SP

Carcará Photo Art, SP

Casa de Eva, SP

Caminhos Comunicação & Cultura, RN

Canela Foto, RS

Casa Verde 715, MT

Círculo da Imagem, RN

Cidade Invertida, SP

Clube de Fotografia de Feira de Santana, BA

Coletivo CultivArte, MG

Colóquio de Fotografia da Bahia, BA

Colóquio de Fotografia da UnB, DF

Confederação Brasileira de Fotografia, SP

CORPO de Quinta – Encontro de Conexão Artística, SP

Curitiba Luz Imagem Fotografia, PR

Dartista Editora, CE

Desvendar O Olhar, SP

DiCampana Foto Coletivo, SP

DOC Galeria, SP

Editora Madalena, SP

Encontro Nacional de Educadores e Pesquisadores de Fotografia e Cinema, MA

Escola Portfólio de Fotografia, PR

Escola Porto Iracema das Artes, CE

Escola Potenciali, SP

Espaço f/508 de fotografia, DF

Estúdio Madalena, SP

Estúdio NU Produções Artísticas, SP

Favelas em Foto, RJ

FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, RS

Festival de Fotografia de Juiz de Fora, MG

Festival de Fotografia de Paranapiacaba, SP

Festival de Fotografia de Tiradentes, MG

Festival de Fotografia do Sertão, BA

Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas, CE

Festival Hercule Florence, SP

Festival Interfoto, SP

Festival Margem de Fotografia, RN

Festival Mês da Fotografia, DF

Floripa na Foto Festival de Fotografia, SC

Fórum Cearense de Fotografia, CE

Foto Cine Clube Bandeirante, SP

Foto Cine Clube Grão Pará, PA

Foto Clube Abcclick, SP

Foto Clube Câmera e Luz, SP

Fotografar Feira, SP

Foto Kariri, CE

FotoPlus, SP

FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, RJ

FotoSururu – I Encontro de Fotografia Criativa em Maceió, AL

Fundação Pierre Verger, BA

Grupo FHOX, SP

Iandé – La Photographie Brésilienne à Paris, FR/Paris

IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará, CE

Imagem Brasil Galeria, CE

Instituto Anima, CE

Instituto Casa da Photographia, BA

Kamara Kó Galeria de Fotografia, PA

Let’s Go Photo, MG

Luz Azul Produções Artísticas, MA

Margem Hub de Fotografia, RN

Maratona Fotográfica de Cuiabá, MT

Mercado da Foto, RN

Festival Mesa7, PE

Mídia Índia, MS

Mira Latina, PE

Mostra SP de Fotografia, SP

Namazônia, PA

NEFA – Núcleo de estudos em fotografia e arte, SC

Nous Cultura Criativa, DF

Núcleo de Estudos Fotografia, Arte e Cultura – Núcleo FAC, MG

Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem, MA

Paraty em Foco, RJ

Pequeno Encontro da Fotografia, PE

Poesia da Luz Fotografia, CE

Prêmio Diário Contemporâneo, PA  

Revelar Brasil, SP

Retrato Espaço Cultural, RJ

Semana da Fotografia de Caxias do Sul, RS

Simpósio Nacional de Arte e Mídia, MA

Sociedade Fluminense de Fotografia, RJ

Solar Foto Festival, CE

Studio R, SP

Terra Vermelha Cultural, DF

Terra Virgem Editora e Produções Culturais, SP

Verbo Ver Festival de Fotografia, CE

Visual Artes Escola de Fotografia, RJ

VivaRua Cultural, SP