GT Governança

O grupo de trabalho governança foi criado em fevereiro de 2019 para assumir a tarefa de facilitar a recepção de novas filiações. Essa tarefa, inicialmente, era da diretoria executiva, mas, com tantas outras atividades e prioridades, preferiu delegar as tarefas ao grupo.

O GT Governança inicialmente, contou com o trabalho de Madu Dorella, Carmen Negrão e Adriele Silva da Silva. Suas tarefas eram as de encaminhar e-mails com os pedidos de filiação para a executiva, e-mails de boas-vindas aos filiados aceitos e inclusão das novas filiações ao grupo de WhatsApp.

Em 2020, a gestão atual, decide criar um grupo de Moderação, em função de várias demandas do grupo de whatsapp (grupão) e em abril do mesmo ano os protocolos de convivência foram lançados com uma carta aberta, na qual pedia leitura e ciência dos princípios de convivência do grupão. Nessa ocasião o grupo passou a contar com a participação de Alberto Melo Viana.

A partir da aceitação dos protocolos de convivência nos grupos de whatsapp, através da declaração de acordo dos associados, o GT Governança passou a moderar e acompanhar as postagens no grupão. Esse trabalho ensinou muito enquanto era realizado e, em consequência, várias reuniões foram necessárias para ajustar os procedimentos, tanto da moderação quanto do grupo da governança como um todo.

Em junho de 2020, após reunião com a Diretoria Executiva foi efetivada a proposta de procedimentos do GT Governança para a moderar os grupo de whatsapp da RPCFB, a saber:

Para o GT Governança

1º) em caso de usuária/o do grupo de Whatsapp da RPCFB não atender alguma das regras de convivência, esta/e será notificada/o no privado por seus moderadores, respeitando o limite de 3 (três) notificações;

2º) após a usuária/o ter atingido o limite de notificações e mesmo assim venha a persistir no erro, esta/e usuária/o será suspensa/o do grupo por 30 (trinta) dias corridos;

3º) transcorridos os 30 (trinta) dias a/o usuária/o será adicionado ao grupo novamente;

4º) para usuária/o que já tenha sofrido suspensão e volte a reincidir na desobediência às regras de convivência a moderação irá encaminhar para avaliação da diretoria executiva a aplicação da exclusão definitiva do grupo no prazo de 5 (cinco) dias;

5º) após parecer da diretoria executiva a moderação faz a exclusão definitiva da/o usuária/o do grupo através de comunicação direta no privado.

OBS: A exclusão do grupo de Whatsapp não configura exclusão do quadro associativo. Porém, pode basear a constituição de justa causa à exclusão conforme estatuto.

Para membros dos grupos no whatsapp da RPCFB

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONVIVÊNCIA CONSTRUTIVA NO WHATSAPP DA REDE

Considere que a Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil – RPCFB, foi criada em 2010, com a finalidade de ser um canal de comunicação entre os produtores culturais de fotografia e o poder público;

Considere que “A REDE tem por finalidade fomentar, apoiar e promover políticas públicas e privadas, atividades, programas e projetos no campo da produção cultural da fotografia, em especial nas áreas da cultura, comunicação, memória, educação e transformação social, trabalhando para uma integração latino-americana e por uma democratização visual que inclua a participação das minorias historicamente excluídas.”


As regras para o grupo do WhatsApp são:

  • O conteúdo deve versar sobre assuntos que atendam as finalidades Estatutárias da REDE.
  • Confira se o conteúdo tem procedência, só poste se confirmada a autenticidade do assunto, consulte fontes seguras.
  • Não será permitido postagem agressiva e/ou ofensiva. Se algo lhe desagradar, informe aos administradores do Grupo.
  • Caso se sinta ofendido com algum conteúdo, notificar o ato aos administradores do Grupo.
  • Problemas de comunicação ou relacionamento pessoal entre os usuários não devem ser comentados em público, muito menos em mensagens do Grupo.
  • Assuntos que envolvam particularmente membros da REDE, devem ser tratados no privado.

O descumprimento dos itens acima acarreta uma suspensão temporária ou mesmo a retirada do grupo do WhatsApp.

Recomendações:

  • Evite áudios: É inconveniente escutar vários áudios seguidos.
  • Para facilitar a comunicação, favor identificar seu nome na configuração do perfil do WhatsApp do grupo. Isto permite a comunicação interpessoal para contatos de trabalho, ou mesmo busca de informações sobre eventos ou projetos.

Alertas:

  • Não postar mensagens gerais que possam ser lidas em inúmeros outros grupos ou meios de informação, por mais eletrizantes que sejam. Lembre-se do foco do Grupo.
  • Ao replicar simultaneamente mensagens gerais para diversos grupos, lembrar de preservar este grupo da RPCFB. Um volume imenso de mensagens fora do universo da Fotografia e da Produção Cultural faz com que as mensagens específicas fiquem perdidas no meio destas tantas. Isto enfraquece nossa atuação.

OBSERVAÇÃO: Para permanecer no Grupo é importante que os membros estejam de acordo com as regras de convivência do mesmo e se comprometam com elas.

Caso tenha alguma dúvida ou pedido entre em contato pelo e-mail do GT de Governança rpcfbboasvindas@gmail.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *