GOYAZES – Festival de Fotografia 2022

A 2a Edição do GOYAZES – Festival de Fotografia 2022, a primeira edição de 2017, contou a participação de 16 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Para as atividades da segunda edição do festival, a proposta é de apresentar durante dez dias vinte e cinco (25) ações, sendo 6 exposições virtuais, 11 palestras, 2 mesas, 3 oficinas virtuais e presenciais, 1 curso, premiações e leituras de portfólios. Ações serão apoiadas com convidados locais, nacionais e internacionais, reconhecidos no cenário da fotografia brasileira e cinco artistas que serão apresentados através de convocatória estadual, que terão os trabalhos inscritos no edital do Prêmio Goyazes 2022.

A ORIGEM

Através de uma história bordada por mitos, o nome GOYAZES é o designativo da tribo indígena, nomeada pelos portugueses, quando fundaram Villa Boa de Goyaz, em 1736, atual Cidade de Goiás. A “nação dos Goyazes” é, pois, a raiz do nome desse estado. Em tupi-guarani Goiás quer dizer ‘gente semelhante, igual’. É de fato um Estado habitado por forte presença de mineiros, paulistas e nortistas, que aqui se tornam muito parecidos e iguais na brasilidade. Assim o simbolismo cultural e o sincretismo religioso goiano dão um colorido especial e diversificam os tons das manifestações culturais presentes em inúmeras localidades do interior do estado. Goiás apresenta características físicas de contrastes marcantes e beleza singular, configurando-se como forte polo turístico, econômico e cultural do Brasil. O Cerrado é palco de deslumbrantes e vastas paisagens, que abrigam dois parques nacionais e inúmeras belezas naturais, ainda preservadas.

Acompanhe a programação aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.