A Curvatura do Olhar – Floresta Amazônica

Crise Climática e percepções
O que liga um Seringueiro a Pablo Picasso e Einstein?


Picasso enxergava o espaço com uma clareza que só encontrava par no seu talento e virtuose como desenhista. Com uma lanterna na mão desenhou um touro no espaço para que uma foto de longa exposição mostrasse o que só ele Picasso, conseguia ver.

O que faz com que esse olhar espanhol que enxergou o Século XX com 100 anos de antecedência e como uma experiência pessoal encontre seu par no fundo da floresta amazônica na experiência pessoal de um seringueiro?

Uma visão que parte da experiência pessoal para desenvolver outros níveis de percepções que permitam enxergar que seres humanos e natureza pertencem a uma mesma unidade de vida. Árvores, folhas, frutos, fauna, montanhas, lagos, rios, parentes de uma mesma unidade.

No livro A Curvatura do Olhar, o fotógrafo Carlos Carvalho nos traz sua experiência na observação dessas práticas dentro da floresta por parte de homens e mulheres que transformaram a experiência da coleta em aprendizado de novas percepções. Uma documentação fotográfica feita ao longo de 10 anos, da organização social, política e econômica dos seringueiros do Acre através da proposta de Reservas Extrativistas.

Lançamento do E-book “Amazônia: A Curvatura do Olhar” de Carlos Carvalho, dia 30/04/22, quarta-feira, às 21h, em transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Xapuri Socioambiental.

YouTube Xapuri Socioambiental

©Carlos Carvalho, 2022
Fotografias, textos, legendas e projeto gráfico: Carlos Carvalho
Assistente de Produção Sinara Sandri
Editora: Engenho Arte E Cultura

Mais informações no site do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.