Carcará Foto Conferência celebra o mês da fotografia abordando imagem e periferias

Em sua segunda edição, o evento reforça um eixo que abrange falas de diversos profissionais da imagem com temáticas anticoloniais 

No mês de agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia e, para descentralizar as discussões acerca da imagem e celebrar a data, será realizada de forma virtual, uma conferência que discute imagem e periferia. A conferência de fotografia Carcará, pensada e organizada por fotógrafas, fotógrafos/artistas visuais de Fortaleza, acontece às sextas e sábados de agosto, pelo youtube da Foto Conferência. O evento recebe convidadas e convidados de diversos contextos periféricos do Brasil que trabalham a fotografia de diferentes formas.

Os diálogos acontecerão com o intuito de fortalecer os laços, conhecer trabalhos, romper estereótipos e abordar questões sociais, políticas e filosóficas da fotografia. Debatendo também, através de imagens, as falas e as riquezas em memória e historicidade, os diálogos desenvolvidos a partir de fazedores e pensadores de fotografia, com diversas narrativas periféricas/marginalizadas. Por meio de diferentes processos, esses artistas desconfiguram estigmas de margens como território, gênero, etnia, sexualidade e raça em sinônimos de violência, erro, sujeira e subalternidade.

O evento contará com a participação e partilha de convidados como João R. Ripper, fotojornalista autodidata cujo trabalho tem sido dedicado a questões sociais e da fotógrafa, jornalista e pesquisadora Vilma Neres. O evento contará também com fotógrafas, fotógrafos e artistas visuais de Fortaleza, como Flávia Almeida, profissional de audiovisual, arte-educação e, atualmente, diretora de fotografia do Projeto Princesinha de Favela. E de outras localidades do Ceará e do Nordeste, como a historiadora e multiartista Sy Gomes, a artista transmídia Vita da Silva e Alleff Utah fotógrafo indígena do povo Tapeba. Além de outras dezenas de fazedores e pensadores que são atravessados e atravessadas pela imagem em diferentes propostas e formatos.

O evento acontecerá de forma pública e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia para as transmissões no youtube. Nesta edição, além de contar com apresentações de pesquisas, trabalhos e processos artísticos com transmissão ao vivo, o evento também ocupará demais espaços de formação como cursos de fotografia da Rede Cuca. 


Serviço:

II Carcará Foto Conferência
Dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto (sex – sáb)
Horário: 16h, 18h e 20h  
Transmissão por Youtube

Redes Sociais:

Site | Instagram | Facebook


Ficha técnica / quem somos:

Karine Araújo l Articulação e Produção
Nágila Gonçalves l Articulação e Produção
Leo Silva l  Articulação e Produção
Lucianna Silveira l Assessoria de comunicação
Gerlane Silva | Social Media 

Daniel Firmino | Designer Gráfico
Eduarda Ribeiro l Webdesigner e Programadora

Iago Barreto | Mediador

Yuri Juatama | MediadorJaqueline Rodrigues | Mediadora

Contatos de fontes:

Karine Araújo l Articulação e Produção l 85 9 8625 9061
Nágila Gonçalves l Articulação e Produção l 85 9 9622 8770
Leo Silva l  Articulação e Produção l 85 9 9866 4946

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.