Carta de repúdio à censura de Exposição em Juiz de Fora (MG)

A REDE DE PRODUTORES CULTURAIS DA FOTOGRAFIA NO BRASIL – RPCFB repudia a decisão da Justiça de Minas Gerais que determinou a retirada de painéis, que integram a exposição “Democracia em Disputa”. Instalados na fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em Juiz de Fora (MG), parte da programação da 73ª SBPC, as fotografias dos painéis, mostram cenas do período da ditadura militar (1964-1984) e o processo de redemocratização que veio a seguir.

É inconcebível este tipo de censura contra a documentação da própria História do país, onde a fotografia ocupa um papel narrativo crucial. É urgente a revisão da sentença e a suspensão deste ato antidemocrático. Pela garantia da livre expressão cultural!!!!

em 23/07/2021

NOTA DA PREFEITURA:  A Prefeitura de Juiz de Fora vai recorrer da decisão do juiz de primeira instância Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, que determinou a retirada do “material publicitário”, Exposição Democracia em Disputa, promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia e Democratização da Comunicação, realizada no Espaço Mascarenhas. A decisão de recorrer decorre das seguintes considerações:

1- A Exposição integra a programação cultural da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na UFJF, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e já percorreu diversas cidades do Brasil e do Mundo, com destacada valorização pela sua relevância:


2- A exposição na fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas não fere nenhum dispositivo legal.


3- O prédio do Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas sempre foi utilizado para manifestações artísticas, como, por exemplo, a Cantata de Natal, sem que houvesse qualquer dano ao patrimônio histórico. O papel da FUNALFA não é o de curadoria e, muito menos, de censura a qualquer tipo de arte.


4- A Prefeitura, espera, assim, que seja respeitada a liberdade de manifestação artística e cultural.

One thought on “Carta de repúdio à censura de Exposição em Juiz de Fora (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *