Pequeno Encontro da Fotografia – Inscrições Abertas

O Pequeno Encontro da Fotografia recebe, até 25 de fevereiro, propostas de exposições, projeções, livros e pesquisas para a programação do festival, que ocorre de 15 a 19 de março. Esse também é o prazo para as pessoas tentarem conseguir uma vaga nas quatro oficinas desta 7ª edição.

O processo de inscrição será feito por formulários específicos ou, no caso do Espaço da Pesquisa, com envio do trabalho por e-mail. Os detalhes e as fichas de inscrição já estão disponíveis no site do festival, nos links:

https://bit.ly/3tM92nr (convocatórias) e 

https://bit.ly/3rGqyaL (oficinas).

Todas as listas de selecionados devem ser divulgadas no dia 8 de março.

ESPAÇO DA PESQUISA

O Pequeno Encontro formaliza a presença da pesquisa acadêmica em sua programação ao criar o Espaço da Pesquisa. Serão cerca de dez trabalhos selecionados pelos professores convidados Dani Bracchi (UFPE), José Afonso Silva Júnior (UFPE) e Nina Velasco (UFPE). Os textos ficam publicados no site do festival por tempo indeterminado e são apresentados pelos pesquisadores em dois painéis transmitidos ao vivo pela internet.

ESPAÇO DO LIVRO

Atividade que já é tradição no Pequeno Encontro, o Espaço do Livro ganha uma nova versão virtual. Desta vez, a curadora Maíra Gamarra foi convidada para selecionar as obras mostradas no site do festival. Livros, fotolivros, zines e outros tipos de publicação sobre fotografia podem participar da convocatória. Maíra também participa da programação em uma roda de diálogo com os autores dos fotolivros selecionados (pelo YouTube e Facebook do evento).

OFICINAS

Diferentes possibilidades para a criação fotográfica são exploradas nas oficinas deste ano. São elas: Fotografia como documento e memória, com Elvio Luiz; No princípio era o verbo, com Priscilla Buhr; Fotografia e feminismos na América Latina, com Olga Wanderley; e Fotografia 4.0, com Iezu Kaeru. As inscrições já podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3rGqyaL.

EXPOSIÇÕES, PROJEÇÕES E PALESTRAS

A 7ª edição do Pequeno segue incentivando a circulação de obras, com exposições e projeções. Assim como os trabalhos escolhidos para o Espaço da Pesquisa e o Espaço do Livro, os selecionados para o Ciclo de Exposições e Projeções também poderão ser conferidos 24 horas por dia, durante os dias de evento, no site oficial . 

As exposições ainda ganham visitas guiadas em dias e horários específicos, transmitidas ao vivo pelos perfis do festival no YouTube e no Facebook. Já as projeções ganham transmissões ao vivo nesses mesmos perfis antes das palestras, que são realizadas à noite. Neste ano, os convidados Alcione Ferreira, Bárbara Wagner, Fred Jordão, Heudes Regis, Maíra Iabrudi, Rodrigo Braga e Roberta Guimarães falam sobre seus trabalhos e abordam diferentes aspectos do processo criativo. 

Outra atração noturna do Pequeno Encontro, também com transmissão ao vivo, é a performance O Som das Imagens, de Ricardo Labastier, com participação do percussionista convidado Jerimum de Olinda. Isso sem esquecer, é claro, do Café Pequeno, que é uma oportunidade para bater-papo no encerramento do festival.

PEQUENO EM CASA

Esta é a segunda vez em que o festival acontece no formato chamado de Pequeno em Casa, no qual as atividades ocorrem de maneira virtual. A primeira experiência dos organizadores do evento (Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá) com esta mudança do Sítio Histórico de Olinda para a internet ocorreu na 6ª edição, quando já era preciso manter o distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19.

A 7ª edição do Pequeno Encontro é realizada em 2021 com produção da Proa Marketing Cultural e Projetos e com recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério do Turismo, por meio do Edital Criação, Fruição e Difusão – LAB PE, lançado pelo Governo de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *